"E conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará" Evangelho de São João 8:32

quarta-feira, 31 de março de 2010

Qual é a referência?

Essa última semana tem sido feitas propagandas acerca dos 50 anos que Renato Russo faria caso estivesse vivo. Fiquei observando tamanha repercussão deste fato, pois, como boa parte dos jovens da época da Legião Urbana, fui um dos que "curtiram" bastante as canções do grupo.

Nesta toada, resolvi verificar a amplitude dos fatos que cercam essas pessoas que fizeram tanto sucesso, como exemplos do Cazuza, Cássia Éller, os Mamonas Assassinas, dentre outros. Percebo claramente a influência que estes personagens exerceram na sociedade brasileira à época em que estavam atuando, influências diretamente ligadas ao falar, ao vestir etc.

Impressionante a força desses elementos, a ponto de se criarem grupos que tomam tais figuras como verdadeiros ídolos, dignos de adoração. Outro dia, assistindo ao DVD "EM BUSCA DO HOMOS RELIGIOSUS" apresentado pelo Pastor e Arqueólogo Rodrigo P. Silva, o palestrante afirma que a "adoraração" é algo tão intríseco ao ser humano que podemos classificá-la no rol dos instintos humanos, como o "respirar", o "falar", coisas que não demandam aprendizado, mas demandam necessidade.

Contudo, não será este o ponto do tema a ser abordado por hora, apesar do importante parêntesis. O blog tem uma finalidade cristã e a informação aqui prestada buscará a todo momento trazer o tema para o ponto de discussão cristã. A questão musical não está em voga no momento, com a devida vênia, pois não se discute aqui o talento musical de cada um deles.

O que me chama a atenção são os valores que cercam cada um dos personagens anteriormente citados, a ponto dos mesmos serem considerados "modelos" para a nossa sociedade. Assistindo ao filme do Cazuza deu para perceber os problemas que ele enfrentou, com uma juventude rebelde e libertinosa, dono de si mesmo e sem regras. Não são muito diferentes as histórias de outros tantos que por aí estão e isso é de assustar.

Pensando em tudo isso me veio a seguinte questão: "Qual é o modelo que o jovem cristão dos dias atuais está seguindo?"

Será que estamos fazendo prevalecer o modelo e o caráter de Jesus em nossas vidas ou definitivamente o caráter do nosso Senhor e Salvador se tornou algo do tipo "demodé"?

Complicado, não acham?

Venho pensando isso a cada momento e tentando refletir em mim mesmo, o que estou fazendo para que o meu caráter reflita a Jesus Cristo nas minhas ações, no meu dia-a-dia. A musica que escuto é a musica que agrada a Deus? A roupa que visto é a roupa que me dá dignidade de ir perante à casa de Deus? O meu jeito de me portar na frente de pessoas não cristãs está sendo do agrado de Deus?

São questões que não devem ficar no plano da abstração amigos, sinceramente. Chega de ficarmos sendo enfadonhos para com as coisas de Deus, de verdade, basta disso. Tem mais ou menos 2 meses que não estou conseguindo iniciar o meu dia sem pelo menos ler uma meditação, ler a Palavra de Deus, fazer minhas orações. Caso contrário o meu dia fica terrível.

Devemos estar atentos para sabermos que apesar de estarmos no mundo, não precisamos ser do mundo. A função daquele que deseja viver ao lado de Jesus é enfrentar sacrifícios, mudanças efetivas, muita determinação, pois uma vez tomando uma decisão ao lado de Jesus certamente seremos alvos contante do adversário de Deus, isso é fato!

Que possamos refletir cada dia mais em qual está sendo a nossa referência de vida, se as coisas e as pessoas deste mundo já derrotado, com os seus encantos, seus modelismos, suas tendências, ou se estamos realmente buscando parecer e nos assemelhar com o caráter de Jesus. Ta certo?

Era esse o meu recado desta vez, que Deus nos abençoe e nos guarde cada vez mais!

R.H